Olá!
Bem vindo ao novo blog “Geek... será?”!
Este blog será destinado as notícias de design, novas tecnologias e afins...

Esta área de estudo está crescendo e um dos pontos que me chamam muito a atenção é como isso pode ajudar pessoas com deficiência visual, por exemplo. Já que, mesmo que a pessoa percorra sempre o mesmo caminho, nada impede que possa haver algum imprevisto no meio do caminho, como um bueiro aberto. Esses equipamentos que tem a função de ajudar alguém são chamados de tecnologias assistivas (TA), que no caso enviam algum sinal sonoro e/ou tátil ao usuário.
As pessoas com deficiência visual dependem, principalmente, do tato para poder identificar alguma coisa ou até para se localizar no espaço, o que ajuda muito no manuseio dos equipamentos hápticos. Nesse contexto há wearable computing, que é usado para “scannear” dados externos, do ambiente, sendo usado juntamente a sistemas de auxílio a navegação (SAN), como um GPS. Podendo, então, dar uma maior autonomia às pessoas com necessidades diferenciadas.
Uma tecnologia que mistura os sentidos da audição e tato é a melhor opção para os deficientes visuais, já que emitem algum tipo de som e vibração para enviar algum tipo de informação para o usuário.
Nessa área de estudo foi feito o “Virtual White Cane”, está sendo estudada pelo Professor Roberto Manduchi, um professor assistente e seus alunos na universidade UC Santa Cruz em Nova York.
Esta “bengala virtual” combina lasers, camera digital e um processador interno que analizam e enviam dados do ambente enquanto o usuário caminha movendo-a para frente e para trás. Manduchi fala que a cada passo que a pessoa dá é emitido um som diferente para poder indicar um meio-fio ou até um buraco na rua. Está sendo estudado também bengalas com telas de ecrã sensíveis ao toque, que emitem impulsos elétricos – sinal hápitico primitivos - formando a linguagem em braile.
Ao contrário de novas tecnologias voltadas para o bem estar ou apenas o simples prazer e diversão das pessoas está crescendo cada e vez mais, e chamando mais atenção, as tecnologias assistivas. Estas podem ser usadas em várias áreas, como em outros tipos de doenças para poder dar um melhor estilo e vida e facilidade nas tarefas consideradas normais para o dia-a-dia.
Essa bengala é fenomenal!!
ResponderExcluir